24.12.08

Enfim, o fim.

Depois de três meses sem postar, este blog tem o prazer de anunciar que chegou ao fim. Não, não é um aúncio oficial de abandono do endereço e, conseqüentemente, do projeto. Pelo contrário, para este espaço ainda tenho idéias bastante ambiciosas. Com este post quero explicar que chegou ao fim o período de vazio absoluto de informações que deveriam ter sido expostas e pontos de vista que deveriam ser dados. Entrarei agora num período de trabalho contínuo para poder compensar todo o tempo de ausência.

A quem interessar possa, a ausência foi provocada justamente por minha atividade como estudante de desenho industrial, esta profissão ingrata, que te faz sofrer durante meses para, no fim, ficar radiante ao terminar um trabalho e decepcionado ao conhecer a nota. Foram três meses de muito suor e pouco sono, para conseguir entregar todos os trabalhos com atraso e falhas quase insuportáveis no acabamento. Então, amigos, a primeira lição que deixo antes de começar a expor meus trabalhos é a seguinte. Se você quer ser um bom designer, seja, acima de tudo, um nerd. Planeje até suas visitas ao banheiro, calcule o tempo gasto com idas ao bebedouro, abandone a TV, o Orkut, o MSN, não saia de casa, a não ser para comprar artigos de papelaria, ou para passar na loja de material de construção, de tintas ou de ferramentas. Passando lá, compre lixas. Muitas lixas.

Por enquanto é isso, até o próximo post que, prometo, não demorará três meses pra sair.

16.9.08

Ocupação: Designer

Antes de mais nada, apresento-me para os desconhecidos e para os conhecidos:
LeonardoDMS, 19 anos, estudante de Desenho Industrial na Esdi/Uerj.

Agora, outro detalhe importante, a razão de ser deste blog:
Este espaço servirá, essencialmente, para que o trabalho do futuro designer que vos escreve seja documentado e exibido. Também pretendo abordar aqui algumas questões que surgem com freqüencia no decorrer do meu aprendizado e que, de certa forma, são importantes para entender e contextualizar a profissão que eu escolhi, e que tanto carece de entendimento. Farei meus textos, claro, com a visão de um recém-chegado que, nas palavras de um professor, "precisa comer muito mingau (nem é arroz com feijão ainda) pra entender alguma coisa". Portanto, peço desculpas antecipadamente por qualquer equívoco que eu cometa, devido à imaturidade ou à cabeça-dura dos jovens. Peço também que me repreendam, caso necessário. Com isso, espero poder divulgar meu trabalho e minhas idéias, e para que certos assuntos fiquem mais claros tanto para quem me lê quanto para mim, que escreve.

E-mail: lmsoares@esdi.uerj.br
Telefone: (21)9554-0916